22/06/2013

Óculos de sol, um item essencial mas bastante esquecido


Após adquirir a síndrome do olho seco percebi que meus olhos ficaram mais sensíveis à ação dos ventos, poeira e dos raios solares (fotossensibilidade).

Para reduzir o incômodo, quando estiver exposto a estes agentes, recomendo a utilização de óculos de sol com boa proteção lateral.

Existem diversos modelos de óculos de sol que oferecem ótima proteção lateral. Você pode escolher o modelo que melhor se adapta ao seu estilo. Mas não deixe de usar. Garanto que colherá benefícios.

Abraços! E até a próxima.

A importância dos substitutos de lágrimas sem conservantes no tratamento da síndrome do olho seco

É indiscutível que substitutos de lágrimas sem conservantes são mais eficazes no tratamento dos sintomas da síndrome do olho seco. Sua principal vantagem vem deles não provocarem efeitos colaterais como vermelhidão, ardência nos olhos e cansaço visual, além de um efeito rebote (necessidade de mais colírio lubrificante).

Foi comprovado cientificamente que os conservantes tem um efeito prejudicial a saúde ocular e devem ser evitados. Eles podem até mesmo agravar os sintomas da síndrome do olho seco. Se quiser saber mais sobre os efeitos nocivos dos conservantes presentes nos colírios, sugiro a leitura do artigo "Os conservantes" do site do Laboratório Thea.

Colírios lubrificantes sem conservantes disponíveis no Brasil (lágrimas artificiais):


  • Optive UD  - Allergan
Optive UD - Allergan

  • Hyabak - Thea
Hyabak - Thea


  • Endura - Allergan
Endura - Allergan


  • Hylo-Comod (gel e colírio) - Pfizer
Hylo-Comod - Pfizer


  • Refresh
 Refresh - Allergan

Particularmente, eu utilizo o Optive UD  há vários anos e tenho obtido excelentes resultados. Na minha opinião é disparado o melhor. No entanto, nem sempre é fácil de achá-lo, ou as vezes está muito caro, aí o jeito termina sendo comprar pela internet. Minha segunda opção é o Hyabak, também gosto muito dele mas acho que ele causa um pouco de efeito rebote.

Espero que este artigo sobre substitutos de lágrimas sem conservantes lhe seja útil. Eles foram muito importantes para meu processo de cura. Consulte seu médico sobre esta opção de tratamento.

E lembre-se: Não utilize nenhum medicamento sem orientação médica.

Abraços, fique com Deus e até o próximo artigo!

6 Dicas para usar o computador e o celular de forma mais inteligente

Computadores, tablets e celulares

Computadores, tablets e celulares são ferramentas praticamente indispensáveis nos dias de hoje. No entanto, seu uso indiscriminado pode trazer problemas a visão, inclusive causar o surgimento da síndrome do olho seco ou mesmo agravar seus sintomas.

É bastante comum quando estamos usando esses aparelhos esquecemos do tempo, passamos longas horas sem fazer pausas e sem piscar, isso agrava a secura ocular e causa também cansaço visual. Inclusive a origem da minha síndrome do olho seco foi o uso exagerado do computador.

Para evitar maiores problemas aqui seguem algumas orientações para o uso de computadores, tablets e celulares para quem sofre da síndrome do olho seco ou mesmo para prevenir o seu aparecimento:
  • Em se tratando de monitores de computador, prefira os de LED e LCD;
  • Faça intervalos de no mínimo 10 minutos para cada 50 minutos de utilização. Eu particularmente prefiro os intervalos utilizados na Técnica de Pomodoro;
  • Mantenha esses aparelhos no mínimo a um braço de distância do rosto;
  • Reduza o brilho da tela e utilize um filtro de luz azul (Ex. f.lux - Windows, Twlight e Filtro de luz azul- Android);
  • Lembre-se de piscar;
  • Tenha sempre substitutos de lágrimas sem conservantes por perto para manter os olhos sempre lubrificados.
Espero que tenham gostado destas dicas. Abraços e até o próximo post.

Síndrome do olho seco, uma jornada inesperada

Síndrome do olho seco

Síndrome do olho seco, uma jornada inesperada | Em 2010 adquiri a síndrome do olho seco. Uma época onde quase não havia informação sobre a doença e os médicos praticamente desconheciam este problema.

De lá para cá tive de aprender a conviver com esta condição. Entre erros e acertos, pouco a pouco fui descobrindo o que me fazia bem e o que piorava meu quadro. Mudei hábitos, inclui novas atitudes e com o tempo fui percebendo melhoras significativas.

Em 2017 encontrei-me praticamente curado da síndrome do olho seco, utilizando muito pouco substitutos de lágrimas artificiais. Situação bem diferente de quando tudo começou. Para vocês terem ideia cheguei a utilizar 10 caixas por mês de colírios lubrificantes.

Enfim, meu objetivo com este blog é compartilhar um pouco da minha experiência convivendo com a síndrome do olho seco e ajudar pessoas que estão passando pela mesma situação.