22/06/2013

A importância dos substitutos de lágrimas sem conservantes no tratamento da síndrome do olho seco

É indiscutível que substitutos de lágrimas sem conservantes são mais eficazes no tratamento dos sintomas da síndrome do olho seco. Sua principal vantagem vem deles não provocarem efeitos colaterais como vermelhidão, ardência nos olhos e cansaço visual, além de um efeito rebote (necessidade de mais colírio lubrificante).

Foi comprovado cientificamente que os conservantes tem um efeito prejudicial a saúde ocular e devem ser evitados. Eles podem até mesmo agravar os sintomas da síndrome do olho seco. Se quiser saber mais sobre os efeitos nocivos dos conservantes presentes nos colírios, sugiro a leitura do artigo "Os conservantes" do site do Laboratório Thea.

Colírios lubrificantes sem conservantes disponíveis no Brasil (lágrimas artificiais):


  • Optive UD  - Allergan
Optive UD - Allergan

  • Hyabak - Thea
Hyabak - Thea


  • Endura - Allergan
Endura - Allergan


  • Hylo-Comod (gel e colírio) - Pfizer
Hylo-Comod - Pfizer


  • Refresh
 Refresh - Allergan

Particularmente, eu utilizo o Optive UD  há vários anos e tenho obtido excelentes resultados. Na minha opinião é disparado o melhor. No entanto, nem sempre é fácil de achá-lo, ou as vezes está muito caro, aí o jeito termina sendo comprar pela internet. Minha segunda opção é o Hyabak, também gosto muito dele mas acho que ele causa um pouco de efeito rebote.

Espero que este artigo sobre substitutos de lágrimas sem conservantes lhe seja útil. Eles foram muito importantes para meu processo de cura. Consulte seu médico sobre esta opção de tratamento.

E lembre-se: Não utilize nenhum medicamento sem orientação médica.

Abraços, fique com Deus e até o próximo artigo!


4 comentários:

  1. Uso o Ecofilm ou o Freshtears

    ResponderExcluir
  2. Legal! Mas lembre de verificar se ele possui conservantes em sua composição. Se utilizado com frequência pode agravar os sintomas da síndrome do olho seco.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Como se usa o optive ud, os flaconetes podem ser usados só 1x? É preciso guardar na geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria muito poder conversar com você pois não conheço ninguém que tenha a síndrome para conversar sobre.

      Excluir