Em 2010 passei a conviver com a síndrome do olho seco.
Tudo começou pelo uso em excesso de computador enquanto estudava para um concurso público.
Após horas de uso meus olhos ficaram avermelhados.
No dia seguinte acordei com sensação de ter caído areia nos olhos.
Após isso, minha produção de lágrimas diminuiu bastante.
Fui então ao meu oftalmologista. Este parecia desconhecer o problema e me receitou apenas o colírio Oftane (ou Systane).
Usava bastante este colírio, mas sem melhora no quadro. Ao final do dia estava sempre com vermelhidão nos olhos e a sensação de vista cansada.
Procurei outros médicos e percebi também que poucos conheciam o problema. Alguns procedimentos feitos chegaram até a agravar o quadro, como o teste de Schirmer.
Depois de ter ido a muitos profissionais, finalmente um deles me disse que a síndrome do olho seco não tinha cura imediata, mas apenas controle dos sintomas.
A partir daí, cai na real e parei de ir aos consultórios. Passei a pesquisar sobre o assunto onde comecei a ter descobertas importantes.
Aos poucos fui mudando hábitos e criando novas rotinas que foram aos poucos resultando na diminuição dos sintomas da secura ocular.
Compartilho com vocês alguns conselhos úteis que me ajudaram a lidar com a síndrome do olho seco e obter uma melhor qualidade de vida.
Compartilho com vocês alguns conselhos úteis que me ajudaram a lidar com a síndrome do olho seco e obter uma melhor qualidade de vida.
Conselhos úteis para quem possui a síndrome do olho seco, que me ajudaram bastante:
1) Utilize substitutos de lágrimas sem conservantes
A pessoa que
sofre de síndrome do olho seco utiliza com muita frequência substitutos de lágrimas.
Utilizar um produto com conservantes, devido sua
toxicidade celular, pode agravar o problema, além de causar
vermelhidão nos olhos e sensação de vista cansada.
Existem várias opções disponíveis no mercado. Consulte seu médico sobre qual lubrificante ocular sem conservantes é mais indicado para você.
O produto que mais utilizei foi o Optive UD. Na minha opinião é o melhor.
2) Mantenha seu corpo hidratado
Beber água é fundamental.
O consumo regular de água ajuda o nosso corpo a funcionar melhor. Por isso busque realizar o consumo de água regular durante o dia.
3) Tenha uma alimentação saudável
Você é o que você come.
Existem vários relatos de cura e alívio dos sintomas da síndrome do olho seco com a adoção de uma dieta alcalina (anti-inflamatória).
Além disso, diversos estudos também comprovam os efeitos positivos do óleo de linhaça e da cafeína como coadjuvantes no tratamento do olho seco.
4) Durma bem
Uma boa noite de sono ajuda na recomposição do filme lacrimal. 😴
5) Pratique exercícios físicos
A prática de exercícios físicos melhora nossa saúde em geral e ajuda a liberar endorfinas e provocando uma sensação de bem estar.
6) Utilize de forma racional computadores, tablets e smartphones
Lembre-se de estabelecer pausas e de piscar e controle o brilho da tela.
Dê preferência a leitura no papel ao invés desses equipamentos.
7) Use óculos escuros quando estiver exposto a luz solar
Os óculos escuros protegem nossos olhos dos raios solares, vento e poeira.
Procure um modelo com boa proteção lateral.
A mudança de hábitos e a redução dos sintomas da síndrome do olho seco
Após implementar esses hábitos em minha vida, fui percebendo ao longo do tempo a melhora nos sintomas.
Mas não foi uma jornada fácil. Passei por muitas fases nesse processo.
No começo (2010) era completamente dependente dos colírios lubrificantes (lágrimas articiais).
Tipo, não podia sair de casa sem eles. 😧
Depois passei para uma
fase onde apenas utilizava para proporcionar mais conforto (2017).
Até ficar totalmente curado e não usar mais lubrificantes oculares (2020).
Como podem ver, foi um
processo demorado e que levou anos.
Por isso é importante ter paciência, disciplina, fé e pensamento positivo, eliminando hábitos que prejudicam
nossa visão, substituindo-os por boas práticas.
Com o tempo vai se percebendo um alívio nos sintomas e uma melhora na qualidade de vida.
Eu venci a doença e você também pode vencer!
Abraços, fique com Deus e até a próxima!


6 Comentários
Gostei de suas dicas sobre essa síndrome. Acho que ajudou bastante a me auto analisar e ter mais ideia de que provavelmente é disso que estou sofrendo. Procurarei um oftalmologista já com algumas dúvidas esclarecidas e outras formuladas preparado para a consulta. Muito obrigado pelo compartilhamento.
ResponderExcluirFico grato pelo comentário! Realmente falta muita informação de qualidade sobre o assunto, inclusive no próprio meio médico. Minha intenção é ajudar as pessoas que sofrem com esse problema a ter uma melhor qualidade de vida. Estou a disposição amigo!
ExcluirObrigado amigo. Me ajudou muito. Uma dúvida, minha oftalmo me receitou o Optive, qual a diferença do Optive e do Optive UD?
ResponderExcluirO Optive possui conservantes em sua composição que prejudicam a saúde ocular e agravam os sintomas da síndrome do olho seco. O Optive UD é livre de conservantes, inclusive é o meu preferido.
ExcluirAgradeço muito pela clareza, precisão e importância das informações. Ajudou-me muito a lidar com isso. Tinha dúvidas à respeito da Síndrome do Olho seco: qual seria o melhor colírio? ( Desconhecia à respeito dos prejudiciais conservantes); além, de todas as demais informações de como prevenir e tratar. Até fotos dos colírios vc nos trouxe! Obrigada, pois na hora do desespero ficamos perdidos sem saber como proceder. Gratidão
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirFui surpreendida com esse problema, após cirurgia de catarata.
Jausei também vários colírios. O último, indicado pelo especialista foi o Optive UD. Muito caro.
Você usa o flaconete mais de uma vez depois de aberto?
Um absurdo o laboratório indicar o descarte depois de aberto. Pensei ateem procurar o Procon, tendo em vista a possibilidade de recipiente para uso prolongado - sem conservantes, como por exemplo, o Hyabak e e Hylo Gel.